Por que praticar exercícios físicos é tão importante.
A doença cresceu 14,2% na última década no país e 30% dos brasileiros adultos, segundo dados do Ministério da Saúde.
O que é hipertensão e quais as suas consequências?
A hipertensão arterial é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento consistente dos níveis de pressão arterial. A hipertensão é uma doença multifatorial, contribuem para o desenvolvimento dela o histórico familiar, o excesso de peso, a excessiva ingestão de sal e de produtos industrializados com conservantes e o sedentarismo.
A hipertensão mal controlada ao longo dos anos acarreta um maior risco cardiovascular, ou seja, maior risco de infarto, derrame, coração dilatado ou insuficiência renal, entre outras consequências.
Prevenção e Tratamento
A melhor forma de prevenir a hipertensão é por meio de um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação saudável, evitando o excesso de peso e o consumo excessivo de sal, bem como a prática regular de exercícios físicos.
Atividade Física e Hipertensão
Uma pessoa sedentária tem 4 a 5 vezes mais possibilidade de se tornar hipertensa do que uma pessoa fisicamente ativa.
Ao praticar atividades físicas, você estará contribuindo com o seu organismo por meio da diminuição da atividade do sistema nervoso simpático, ele é o responsável pelo aumento da frequência cardíaca (FC). A prática regular da atividade física, diminui a FC e esta é uma forma mais econômica do coração trabalhar, ajudando no controle da PA. Além disso, as atividades físicas melhoram o endotélio, camada que reveste o interior das artérias, ou seja, os movimentos relaxam os vasos e facilitam a passagem de sangue.
Para você manter uma rotina saudável e dentro dos seus limites, a dica é procurar o auxílio de um médico e de um profissional de educação física, antes de começar uma prática esportiva. Aqui na Up Team Academia, desenvolvemos programas de exercícios físicos para pessoas com hipertensão.