Nascido em Jaú/SP, Paulo Afonso Granjeiro, já morou em cidades do interior de São Paulo e, em 2009, mudou-se para Divinópolis para assumir o posto de professor da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste. Casado com Paulo Chaves de Rezende Martins, tem duas enteadas que moram na Europa e cinco netos.
Dr. Granjeiro formou-se em Farmácia-bioquímica pela UNESP de Araraquara, tem mestrado e doutorado em Bioquímica pela UNICAMP e pós-doutorado em biomateriais pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos, além de um estágio na Universidade de York em Toronto, no Canadá.
É professor de Bioquímica para os cursos de Bioquímica, Farmácia e Medicina da UFSJ e colaborador nos programas de pós-graduação, nível mestrado e doutorado, de Bioquímica e Biologia Molecular e de Biotecnologia, assim como nos mestrados profissionais PROFNIT da UFSJ e em Inovação e Propriedade Intelectual da UFMG. É pesquisador nas áreas de Bioquímica e Microbiologia, com artigos e patentes depositadas, além de estabelecer parcerias com empresas de Divinópolis e do Brasil.
Tem experiência em programas de pré-aceleração de startups, como FIEMG LAB e InovAtiva Brasil, sendo premiado em muitos deles. O mais recente prêmio foi de R$ 100.000,00 na maior competição de empreendedorismo em saúde da América Latina (HBS), com uma equipe formada pelos alunos de pós-graduação, originando a empresa denominada Innsumo Soluções Biotecnológicas, com sede em Divinópolis.
É coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) e da Incubadora de Empresas (INDETEC) da UFSJ. Membro da Academia Nacional de Ciências Farmacêuticas e comendador Farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais.
As motivações do Dr. Granjeiro estão relacionadas com a sua paixão pelo aprendizado e possibilidade de compartilhar seus conhecimentos com os alunos, além de poder colaborar com o desenvolvimento econômico e social de Divinópolis, sendo um dos protagonistas da criação do Ecossistema Local de Inovação do município. Tem paixão por gastronomia, artes e viagens e acredita que um mundo é melhor quando aceitamos e respeitamos as pessoas como elas são.