Search
Close this search box.

Acupuntura veterinária

Xeque Mate

Sabe-se que a acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Possui o histórico de quatro mil anos, desde então continuou a ser desenvolvida e estudada nos séculos seguintes e gradativamente tornou-se uma das terapias mais utilizadas na China. Entretanto, a partir de 1970 o mundo passou a conhecer essa técnica. Ela baseia-se nas teorias do Yin-Yang e dos cincos elementos (fogo, terra, metal, água e madeira), cada elemento está relacionado a um sistema de órgãos.
A acupuntura veterinária tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo com reações físicas específicas através do estímulo de determinados pontos do corpo do animal, seja com agulhas, massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias ou uso de raio laser.
É um tratamento que visa à restauração e manutenção da saúde do pet através do equilíbrio de sua energia vital, estimulando os meridianos (canais) por onde circula a energia vital do organismo.
Os acupontos quando estimulados têm uma ou diversas funções, os resultados produzidos podem modificar a ação do órgão a tratar.
A acupuntura é indicada principalmente para: dor no geral, doenças respiratórias, doenças musculares (como miosite), doenças dermatológicas (como atopia), doenças na estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose, e outras), doenças neurológicas (hérnia de disco, paralisias, convulsões e outras), doenças urogenitais, doenças no sistema reprodutivo, ajuda na recuperação de procedimentos cirúrgicos, auxilia no tratamento de câncer, patologias oculares, viroses e distúrbios endócrinos. A acupuntura veterinária tem se tornando uma das terapias mais eficazes de reabilitação e vêm sendo utilizada com êxito nos centros de reabilitação animal, sendo um dos principais métodos terapêuticos na busca por um maior equilíbrio do corpo e qualidade de vida. Ela é bastante positiva pois apesar parecer dolorosa, não machuca e não fará seu pet sofrer, pode ser aplicada em cães de qualquer idade e raça. É basicamente imune de efeitos colaterais, há poucas contraindicações. A acupuntura pet associada a outros tratamentos pode aumentar os resultados positivamente, elevando as chances de cura para determinados casos.


Cadelinha Nala
Tutora: Mariana
Recebendo atendimento especial de acupuntura.
Ela estava relaxada e dormindo tranquilamente.

Dra. Bianca Tiradentes, médica veterinária que atende na Casinha de Cachorro, unidade São José.
Avenida Paraná 1481
WhatsApp :37 99976-1100