Search
Close this search box.

Vivemos num mundo rápido, ansioso, urgente e cheio de informações

Xeque Mate

Obtemos muitos benefícios com o avanço tecnológico, podemos comunicar em tempo real com o mundo, temos eletrodomésticos e meios de transporte ultramodernos. Tudo isto é maravilhoso! Mas, com tanta evolução, por que vemos a cada dia mais pessoas ansiosas e com tantos outros problemas emocionais?
Compre hoje um melhor eletrônico, em meses verá que novos lançamentos com mais recursos e inovação surgirão. Faça um procedimento estético, em semanas, verá que tem uma nova promessa de juventude. Construa uma casa, ou compre um carro, em pouquíssimo tempo, haverá mais beleza e inovação no mercado. Isto seria ótimo, se não estivesse levando boa parte da humanidade a um estado de insatisfação crônica.
Obtemos mais informações do que poderíamos ser capazes de processar. Em um dia, recebemos o que os nossos avós acessariam em um ano. Muito se fala sobre a inteligência artificial, um estudo de 2017 publicado pela Mckinsey, aponta que até 2030 entre 75 e 375 milhões de trabalhadores precisarão fazer transição de carreira porque suas profissões serão substituídas pela tecnologia, podendo afetar entre 2,8% e 14% de toda a força de trabalho do mundo.
Evidencia-se então, a importância de se falar em inteligência emocional. Em “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, Shawn Achor preceitua: “A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Mas descobertas recentes têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário.”
Num mundo de mudanças contínuas, se nos apegarmos a um resultado para nos sentirmos melhores, estaremos fadados ao fracasso. Precisamos descobrir a felicidade no caminho, olhar para o hoje, conectar com o presente, focar no que temos de bom, aprender a celebrar nossas conquistas dentro de nossas habilidades e potencialidades. Precisamos reaprender a nos relacionar mais com pessoas e menos com o mundo insaciável da hiperconectividade.

Karina Duarte
Mastercoach Integral Sistêmico e Coach Business
Especialista em reprogramação mental