Ferramentas transformam as relações de trabalho
Embora o setor seja mais tecnológico, o futuro dele promete humanização, empatia e maior valor social
No cenário atual, onde a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, é comum pensar que a humanidade está sendo substituída por máquinas e algoritmos. No entanto, uma nova perspectiva tem surgido no setor de Recursos Humanos, que favorece o pensamento que a tecnologia pode, na verdade, humanizar e transformar as relações de trabalho, entregando mais transparência para a gestão de pessoas.
Segundo um relatório da Deloitte, o “The Human Capital Trends”, 85% dos líderes de RH consideram a experiência do funcionário uma das principais prioridades estratégicas. Isso inclui desde ferramentas tecnológicas mais usuais, como ambiente inclusivo, suporte emocional e etc.
Um exemplo prático do que tem sido feito é a implementação de softwares que automatizam atividades e facilitam a execução das atividades laborais diárias. Para Pedro Pimenta, um dos fundadores da Pontotel, o futuro do RH será um setor 100% tecnológico e inovador, com as ferramentas atuando de forma mais eficiente, enquanto que as pessoas, estarão mais concentradas nos colaboradores, gerando uma cultura organizacional humanizada.
“Em alguns anos, com a atuação completa e sem falhas da tecnologia e de suas ferramentas, as empresas entenderão que possuem um papel fundamental na sociedade e, por isso, investirão mais no capital humano”, afirma Pedro.
Outras soluções aliadas à tecnologia e as novas inteligências também têm atuado para contribuir com esse futuro, entre elas, ferramentas específicas para feedbacks, relatórios com análise de dados de cada colaborador, incluindo suas hard skills e soft skills, seleção de candidatos, produção de pequenos comunicados. Plataformas de intranet, aplicativos de comunicação interna e redes sociais corporativas também são exemplos.
Posicionamento de marca mais humanizado
Uma aposta concreta neste cenário é o novo posicionamento da Pontotel, que deve promover a eficiência e a inovação nas práticas de RH, através de uma gestão mais transparente, harmoniosa e empática, atuando como uma plataforma de ponto e para gestão mais inteligente da jornada de trabalho das pessoas.
Divulgado este mês, o novo posicionamento da marca tem como objetivo investir em uma identidade que seja aliada dessa transformação que já vem acontecendo e deixar mais claro o ponto central da empresa: as pessoas.
Com uma linguagem idealista e clara, a marca aposta em oferecer uma ferramenta que ajuda na gestão de jornada mais humanizada para as empresas, afinal, a tecnologia e funcionalidades da ferramenta são feitas justamente para isso: transformar a realidade de gestão atual.
“Essa nova era da gestão de pessoas, impulsionada pela tecnologia, coloca o foco novamente nas pessoas, o que permite que o RH dedique mais tempo para construir relacionamentos mais próximos e empáticos com os colaboradores. A tecnologia, quando utilizada de maneira inteligente e estratégica, entrega mais humanidade para os RHs e fortalece uma cultura organizacional mais saudável e isso impulsiona o próprio sucesso das companhias”, finaliza Pedro.
A PontoTel faz parte do Grupo Sankhya desde 2022 e está no mercado há nove anos, possui inúmeros clientes, 130 colaboradores e atua em diversas regiões do Brasil. Entre seus principais clientes estão Atento, Urbi, XP Investimentos, Enjoei, Tiffany & Co. e Uber.