Na odontologia as próteses sobre implantes vieram para trazer a solução que faltava para aqueles casos em que o paciente começava a perder os dentes por motivos irreversíveis, como perda óssea acentuada, por exemplo. Sendo assim, teria de usar uma ponte fixa – ou, em outros casos, uma prótese removível parcial ou total .
Após a descoberta dos implantes à base de titânio, que fixam diretamente no osso (osseointegração), tudo mudou. Hoje, em pacientes que gozam de boa saúde os implantes passaram a ser a primeira opção nesses casos.
As próteses podem ser fixas ou removíveis. Também podem ser unitárias, múltiplas ou toda uma arcada, como no caso de protocolo (dentadura fixa). As removíveis, também conhecidas por overdenture, são implantorretidas, porém devem ser removidas para higienização.
As vantagens destas próteses são: melhor mastigação, estabilidade, estética e fala, dentre outras. As próteses sobre implantes facilitaram bastante os trabalhos dos dentistas e geram comodidade aos pacientes.