Fique atento aos sintomas!
As doenças de pele em cães e gatos têm se tornado rotina no atendimento da Casinha de Cachorro e podem surgir devido a diversos fatores. Por causa disso, elas também variam em gravidade e nem sempre são um problema difícil de combater. O mais importante é ficar atento aos sinais e procurar um veterinário assim que eles forem observados.
De acordo com a médica veterinária da Casinha de Cachorro, Raquel de Araújo Moreira Kind, o aumento do número de problemas dermatológicos pode ser devido ao aumento do número de tutores que estão optando por raças como os Shih Tzu, Lulu da Pomerânia, York Shire, Pug, Bulldog francês e American Bully, que já possuem uma pré-disposição a esse tipo de doença. Para saber se há um possível problema de pele, é importante ficar atento aos principais sintomas: balançar de cabeça ou ‘head tilt’, lambedura excessiva, feridas e edemas cutâneos, alopecia e rarefação pilosa, eritema, descamação e crostas, epífora, hiperpigmentação, pelagem opaca ou oleosa e prurido.
Identificou algum sintoma? A conduta correta é procurar atendimento veterinário, afinal, muitas vezes o tratamento é simples, mas o que acontece é que essas manifestações precisam ser identificadas o quanto antes para evitar que se estendam pelo corpo do animal.
“O que acontece muito é o tutor identificar um problema e já buscar na internet uma solução como um shampoo e até medicamentos sugeridos por leigos. Mas, além de não tratar a verdadeira causa do problema (por não saber se é de origem fúngica, bacteriana, alérgica ou viral), esses tratamentos podem piorar o problema e trazer gastos desnecessários” explica Raquel.
Mas, o mais importante mesmo, é sempre realizar o check-up anual, manter todas as vacinas e vermifugação em dia e sempre escolher um local para banho com profissionais e produtos adequados para evitar o desencadeamento de qualquer doença dermatológica. Para isso, conte sempre com a Casinha de Cachorro.