Search
Close this search box.

Musculação na adolescência pode?

Xeque Mate

Musculação na adolescência pode?Há até pouco tempo a prática do treinamento de força realizado por adolescentes era apontada como responsável por prejuízos no crescimento e desenvolvimento dos jovens. Porém, as evidências atuais apontam que a musculação realizada de forma orientada, não está associada a tais alterações e sobretudo a possíveis lesões.

Quando praticada de forma correta, eficiente e segura, a musculação pode proporcionar aos adolescentes vários benefícios – como aumento na força e resistência muscular em consequência das alterações que ocorrem no sistema endócrino, elevação dos níveis de testosterona e do hormônio do crescimento e melhora significativa na aptidão e capacidades físicas.

Além disso, possibilitará a promoção da socialização, da motricidade, do autoconhecimento corporal, da melhora da autoestima e do auxílio na prevenção da obesidade e de outras doenças crônico-degenerativa.

O importante é saber manipular de forma adequada as variáveis inerentes ao treinamento de força, como intensidade, volume e frequência. Ajustando-as sempre de acordo com a idade e condição física de cada jovem.

Diante dos achados atuais, a musculação pode, sim, ser realizada na adolescência. Para que os benefícios sejam alcançados de forma efetiva e segura, deverá ser acompanhada por um bom profissional da educação física.