Search
Close this search box.

Morro de São Paulo: Uma ilha de encantos e várias possibilidades

Xeque Mate

Morro de São Paulo, na Bahia, é uma vila com praias e paisagens paradisíacas. É habitado por pessoas hospitaleiras, que têm prazer em mostrar aos visitantes as maravilhas da natureza que há nesse lugar. O transfer para Morro de São Paulo tem como ponto de partida Salvador. Por ser uma ilha, o acesso é feito apenas por barcos ou avião. Lá não circulam carros e o transporte é feito através de carros de mão.

Por isso e por outras características únicas, o Morro de São Paulo é um lugar especial para relaxar e conviver com as maravilhas da natureza. E foi tudo isso que encantou a empresária divinopolitana Gabriela Pinto Resende Costa Vespúcio, que desde 2011 vive na ilha.

Ela foi a Morro de São Paulo a passeio e foi amor à primeira vista. “Eu conheci a ilha em uma viajem que fiz com a minha tia e meu irmão em julho de 2011. Fiquei apaixonada com esse lugar e coloquei na minha cabeça que eu gostaria de passar uma temporada de três meses trabalhando, já que as pessoas que conheci diziam que no verão tinha muita oferta de emprego, principalmente porque como morei em Londres por um tempo, tinha muita experiência com restaurantes, baladas, além de falar inglês”, relembrou a mineira.

Gabriela não só realizou seu desejo de passar uma temporada em Morro de São Paulo como criou raízes na ilha e vive lá até hoje. Ela trabalhou como garçonete, arrendou uma pousada por um ano, engravidou da sua primeira filha (Alice, de 7 anos), vendeu roupas e montou uma pequena fábrica de paletas mexicanas. Hoje ela tem uma loja de roupas e acessórios produzidos por artesãs locais e que é pioneira em vender e alugar caudas funcionais de sereia.

“Em 2016 eu estava passeando aqui na praia e vi uma lojinha acabando de ser construída. Eu já tinha as roupas, tinhas as paletas e me deu um start de criar uma marca, a La Sirena. Eu sempre fui muito fascinada por sereias e coloquei esse nome. O segmento seria boutique picoleteria. Nessa época eu já tinha comprado na Austrália, pela internet, duas nadadeiras de sereia, que a gente chama de monofins, e meu intuito era alugar essas nadadeiras, ter as roupinhas e um mini freezer com os picolés. Abri a loja assim, com pouca mercadoria. Depois foquei apenas nas roupas e acessórios praianos, abrindo o leque de produtos. Mas, o nosso grande diferencial são as caudas de sereia. A nossa loja é a única da região que oferece esse serviço”, conta Gabriela.

A mineira destaca que Morro de São Paulo é um lugar aberto a todos os públicos. A ilha atende às necessidades e gostos de cada um. Solteiros, casados, famílias com crianças. Há passeios lindíssimos para fazer, como visitar as ilhas vizinhas, o passeio em volta da ilha, fazer trilhas ecológicas com guias credenciados, conhecer a história de Morro de São Paulo visitando monumentos históricos da época colonial, restaurantes e muito mais.

“Aqui tudo gira em torno da maré da lua, então tudo depende de como está a tábua. Se ela está baixa ou alta, porque têm atividades que, quando a maré sobe, toda não é possível fazer. À noite tem os restaurantes bem badaladinhos. A maioria dos locais têm música ao vivo. A vila também fica bastante movimentada à noite. Tem muitas lojinhas. Aqui é tudo muito bonitinho, parece uma cidade cenográfica. Na primeira vez que vi, fiquei encantada com tudo. A vila é muito charmosa. E há vários pontos para assistir ao pôr do sol. Enfim: vale muito a pena visitar e conhecer Morro de São Paulo”, finaliza.