Atualmente crescem as empresas que estão preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores, pois entendem que um empregado produtivo é aquele que possui boa saúde mental, que somente é alcançada se houver paz e equilíbrio em sua residência e relacionamentos afetivos.
Isso se deve pelo constante aumento dos prejuízos financeiros, causados por erros ou desatenção dos empregados, na grande maioria não intencionais, mas provocados por problemas familiares, particulares, que lhes causaram tamanho abalo emocional, impossível de ser dissociado de seu ambiente profissional, o que é natural de todo ser humano.
Problemas de relacionamento que envolvam dinheiro, separação, divisão de bens, inventário, perda de bens, pagamento de pensão alimentícia, relação com filhos e familiares, construção no lote da sogra, entre outros, são arrastados por anos, destruindo o psicológico de quem passa por eles, muitas vezes sem procurar a solução real, por puro desconhecimento.
Um empregado que possui problemas familiares:
* É menos produtivo e menos rentável, não consegue se concentrar, aumenta o risco de acidentes de trabalho e erros durante o expediente, está mais propenso a ter depressão, gerando faltas no trabalho, licenças, nova contratação para sua substituição e mais gastos e tempo com treinamento.
* Ao retomar o trabalho, após o afastamento pelo INSS, se for considerada doença profissional, terá estabilidade e a empresa ainda terá que o realocar em alguma função, mesmo se tiver com o quadro de empregados completo.
* Havendo dispensa, além de todos os itens acima, ainda há o pagamento com o acerto rescisório e FGTS.
Diante deste cenário é aplicado o Direito de Família Empresarial, para resolver os problemas particulares dos empregados antes que afetem seu lado profissional.
A assessoria é personalizada e de acordo com a demanda de cada empresa, realizada por um advogado especialista na área, preservando assim a saúde da empresa e de seus empregados. Conheça nosso trabalho!
Érika Madeira e Franciene Menezes, fundadoras do escritório Madeira e Menezes Advocacia, advogadas atuantes desde 2004, especialistas em direito de família e sucessões, palestrantes e defensoras da advocacia humanizada e de gênero, criadoras de conteúdo do @direitodefamiliadamulher.