Uma das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que a partir deste ano é obrigatória a implantação do Projeto de Vida a partir do primeiro ano do ensino médio. O INSSC (Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração) vai além. Desde o ano passado já o implantou, através da OPEE.
O Projeto de Vida e Atitude Empreendedora (OPEE) é uma metodologia educativa mobilizadora, inspiradora, que auxilia o educando a viver em uma realidade complexa, interconectada e em um mundo cada vez mais desafiador, em que fronteiras, limites, verdades e referências são questionados a toda hora.
O ser humano desse novo mundo precisa ser honesto e integrado à sua realidade, mas também capaz de empreender com ética, proatividade e inteligência social. A metodologia é trabalhada em sala de aula com material didático da FTD Educação, criada pelo psicólogo Leo Fraiman.
De acordo com a coordenadora do colégio, Amália Ronise, a metodologia OPEE trabalha principalmente com o planejamento para o futuro, através de uma sessão coletiva por semana. “Nele trabalhamos hábitos de estudos, autoconhecimento, profissões e empreendedorismo, sempre focados no projeto de vida do aluno. Além disso, trabalhamos questões socioemocionais que sempre foram trabalhadas aqui, mas que agora vêm com mais intensidade”, explica.
Projeto bilíngue
Já a partir do primeiro e segundo período e primeiro ano do e ensino fundamental 1 a novidade é outra: o “Programa Bilíngue”. De acordo com a coordenadora, Andreia Lusa Milagre, as crianças passarão a ter uma aula por dia de inglês, sempre integradas às outras disciplinas.
A proposta é que, através do material que é todo lúdico, ilustrativo, com mascotes e muitas brincadeiras, as crianças se acostumem com a língua inglesa, e assim, com o passar dos anos, tornem-se fluentes. “A escola também será toda customizada. Então, quando o aluno for ao banheiro, terá a placa de “banheiro” e também de “bathroom”, assim sendo incorporada ao dia a dia dele. Além disso, todos os nossos projetos, como Dia das Mães, dos Pais e festa junina, terão atividades em inglês” explica a coordenadora. A intenção do INSSC é ampliar o projeto a todas as turmas do ensino fundamental.
As matrículas ainda podem ser feitas no colégio. Basta procurar a secretaria para outras informações.