O nascimento de um bebê é um momento bastante aguardado para muitas mamães, entretanto, para que seja de maneira tranquila, o cuidado começa muito antes, em alguns casos, até mesmo antes do resultado positivo.
O pré-natal é de extrema importância antes e durante a gravidez, pois tem o objetivo de cuidar da saúde do bebê e da gestante até o momento do parto. Pode ser acompanhado de forma mensal ou quinzenal, prevenindo, detectando e tratando doenças maternas e fetais, diminuindo os riscos de complicações para a mamãe e o bebê.
A importância do pré-natal é comprovada, prevista em lei e regulamentada pelo Ministério da Saúde.
O pré-natal proporciona vários benefícios, entre eles: fornece informações sobre a adaptação da rotina durante a gravidez, dietas, exercícios, medicações e informações sobre medicamentos permitidos e proibidos, apoio psicológico, tratamento de sintomas típicos, prevenção e tratamentos de doenças que afetam a mãe e o bebê, além da preparação para o parto.
Principais exames pré-natais.
Alguns exames realizados durante o pré-natal são importantes para a detecção de doenças que possam afetar o bebê ou problemas no desenvolvimento no útero. Geralmente, os médicos pedem exames de glicemia, grupo sanguíneo e fator RH, anti-HIV, exames para detecção de doenças como sífilis, toxoplasmose, rubéola e presença do vírus da hepatite B, exame de urina, urocultura e ultrassonografias.
Os hemogramas podem ser solicitados com frequência, com o propósito de verificar e ter a garantia que a hemoglobina esteja em taxas normais. Dependendo da presença de doenças anteriores ou detectadas durante a gestação, são necessários outros exames, como de função renal, função cardíaca, eletrocardiograma, ecocardiograma e assim por diante. Citamos também, alguns exames complementares como a sexagem fetal, que serve para descobrir o sexo do bebê antes do ultrassom, a partir da 8ª semana de gestação e o teste de coombs, que é um exame feito pela mulher que é Rh negativo e consiste em analisar se ela está produzindo anticorpos contra as hemácias do bebê, o que pode causar anemia.
As vacinas na gravidez também desempenham um papel essencial, por isso, é recomendável mantê-las em dia.
Durante o pré-natal, a gestante também recebe orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, uma rotina de atividades físicas e recomendações para evitar bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.
A gestante deve buscar um laboratório moderno e confiável, onde possa realizar os exames com qualidade, segurança e rapidez, garantindo assim, um pré-natal completo e um melhor acompanhamento pelo médico responsável.
Laboratório Central
Sempre uma unidade pertinho de você!
Telefone e WhatsApp: 3222-7700
Facebook e Instagram siga @laboratoriocentralmg
Procure nossa unidade mais próxima de você em www.laboratoriocentral.com.br