Todo laboratório de medicina diagnóstica sério deve oferecer recomendações essenciais a serem seguidas pelos seus clientes antes da realização da coleta do seu sangue, urina, fezes ou qualquer outro tipo de material biológico.
É fato que a tecnologia avançou muito nesses últimos anos mas, quando falamos de medicina diagnóstica, alguns detalhes ainda precisam ser seguidos rigorosamente para que o seu exame não sofra interferência.
Não existe uma regra geral para o preparo, mas existem listas das mais diversas possíveis que são muito importantes e devem ser seguidas à risca. Existem certas variações nos resultados laboratoriais que podem ser previstas levando-se em consideração ciclos biológicos não modificáveis. Conhecendo o ciclo desses ritmos biológicos, pode-se escolher o melhor horário ou indicar o preparo adequado para a coleta da amostra biológica para que o exame de interesse esteja dentro dos parâmetros clínicos esperados.
O laboratório ou médico que negligencia em suas recomendações o preparo que antecede a coleta pode contribuir para a alteração dos resultados e diagnosticar problemas inexistentes. Veja alguns exemplos:
– A ingestão de um copo de vinho ou um chopp na noite que antecede o exame poderá elevar absurdamente o seu exame de triglicerídeos.
– O exame de urina, sem os cuidados prévios que antecedem a coleta, poderá indicar uma falsa infecção urinária.
– No caso do PSA, exame que avalia a próstata do homem, a preparação inadequada pode indicar o falso diagnóstico de câncer.
– A ingestão de alimentos gordurosos duas a quatro horas que antecedem a coleta do hemograma elevam a dosagem de hemoglobina. No caso, se ocorrer a ingestão de bebida alcoólica somada a ingestão de alimentos gordurosos, muitas vezes, os equipamentos não conseguem dosar a hemoglobina e, consequentemente, todo o hemograma fica comprometido.
Um grande mito, muito falado pelos leigos, é que o hemograma não necessita de jejum para realizar a coleta. Em exames realizados em caráter de urgência, tanto o hemograma quanto a maioria dos exames laboratoriais, o jejum é irrelevante, pois o paciente necessita de assistência médica imediata. Nesse caso, o profissional médico que avalia este exame sabe como manejar estas possíveis interferentes. Agora, ao realizar uma coleta de rotina, o hemograma com certeza precisará de jejum.
Após todos os exemplos citados acima, fica evidente a importância de seguir as orientações que antecedem a coleta de material biológico. Também é importante que não seja omitido nenhuma informação durante o cadastro ou coleta do material. As discrepâncias encontradas entre os resultados e a clínica ou patologia do paciente podem ser facilmente reconhecidas ao se analisar os exames.
Tenha consciência na hora de se preparar para seus exames, siga as orientações corretamente e minimize, assim, possíveis erros ou até recoletas desnecessárias. Com isso, você garante ao seu médico a precisão e a exatidão dos laudos e do diagnóstico aplicado por ele.
Laboratório Central
Sempre uma unidade pertinho de você!
Telefone e Whatsapp: 3222-7700
Facebook e Instagram siga @laboratoriocentralmg
Procure nossa unidade mais próxima de você em www.laboratoriocentral.com.br