A Cachaça Ariana começou a ser fabricada em meados de 1945 por José Joaquim Teixeira, na região do Córrego da Areia, no município de Cláudio, com uma produção pequena, processo manufaturado e atendendo à população local. Era fabricada nos meses de junho a outubro, utilizando tração animal para o transporte da matéria-prima e moagem da cana.
A produção ficava a cargo do senhor José, que contava com a ajuda dos filhos. O processo de fermentação da garapa era feito com milho e o alambique de cobre era aquecido por uma fornalha a lenha. A cachaça era, então, armazenada em barris de madeira, até à venda. Com isso, mais tarde, descobriu-se que a forma de armazenamento dava um sabor especial à cachaça.
Em meados de 1970, a Cachaça Ariana, até então conhecida por cachaça do Córrego da Areia, teve sua produção interrompida. No ano de 1980, a produção foi retomada, agora por Ascendino de Freitas, genro de José Joaquim. O processo de fermentação da garapa foi mantido, Porém, a fornalha era aquecida com bagaço da própria cana e o engenho movido a energia elétrica. Ascendino também contava com a ajuda dos seus 11 filhos e da esposa, Piedade Teixeira, que teve participação crucial na escolha do nome “Ariana”.
Em 5 de abril de 1984 deu-se início ao Registro de Indústria e Comércio Ariana Ltda. Aceito por todos os filhos e, em especial, por Arcendino de Freitas Filho, que mais tarde assumiria a produção da Cachaça Ariana.
A partir de 1990, já sob direção de Arcendino Freitas Filho, a Cachaça Ariana passa por uma verdadeira modernização, mantendo características de seu antigo método de produção artesanal, porém na parte produtiva. Fez correções de solo e na linha de produção, buscando ainda melhorias para o armazenamento, feito agora em toneis de carvalho e inox.
No ano de 2011, aos 16 anos, César Augusto Freitas, já sendo a 4ª geração, assumiu a direção, com o apoio de seus pais. A Indústria e Comércio Ariana está desde 1984 no mercado, oferecendo aos nossos clientes um produto de referência mineira, com sabor incomparável, resgatando a tradição e valorizando nossa cultura com um produto de grande e excelente qualidade.
Na Feira de Cachaça da Região do Centro-Oeste, em 2002, a Emater premiou a Cachaça Ariana com o título de Melhor Cachaça da Região. Hoje experimentando seu sabor, conhecendo seu processo de fabricação, armazenamento e qualidade, sabe-se que o título permanece, mantendo a fidelidade dos clientes e a procura de quem ouve falar a respeito desta bebida produzida para acolher e manter amigos, contar o passado, viver um bom momento e planejar o que virá.