A especialidade queridinha da vez nos consultórios odontológicos é a HOF (Harmonização Orofacial). Dra Deise Alves explica quatro técnicas de harmonização orofacial feitas em consultório odontológico:
Atualmente, existem diversas técnicas de harmonização, sendo as mais comuns: toxina botulínica, bichectomia, fios de sustentação e preenchimento com ácido hialurônico. Saiba mais sobre cada uma delas.
1- Toxina Botulínica
Também conhecida como botox, a toxina botulínica é uma das técnicas mais utilizadas em procedimentos de HOF. Além das finalidades estéticas, o procedimento pode ser feito com fins terapêuticos e para a saúde. A aplicação desse procedimento pode auxiliar em problemas como bruxismo, dores de cabeça e sorriso gengival.
A toxina é purificada e utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular, provocando relaxamento e consequentemente diminuindo as rugas e linhas de expressão causadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área.
O tratamento é rápido e não causa dores. O recomendado é que o paciente volte ao consultório dentro de 15 dias para passar por uma reavaliação. Os resultados podem durar de 4 a 6 meses.
2- Bichectomia
A bichectomia é uma cirurgia simples e que tem sido cada vez mais procurada por mulheres, com o intuito de deixar o rosto mais fino e alongado.
A técnica consiste na remoção da “bola de Bichat”, que é o corpo adiposo da bochecha. O procedimento é feito com anestesia local e não deixa nenhuma cicatriz visível.
3- Bioestimuladores de colágeno
O colágeno pode ser definido como uma proteína presente no organismo. Dentre as suas inúmeras responsabilidades, ela contribui para a elasticidade e resistência da pele, além da saúde das unhas e dos cabelos. Porém, ao longo do tempo, a sua produção natural vai sendo reduzida e a pele, seja no corpo ou no rosto, sofre com esta diminuição. Essa transição acontece a partir dos 30 anos, aproximadamente, e é aí que entra a atuação do bioestimulador de colágeno, que é injetado na face para reverter o processo de envelhecimento.
4- Preenchimento com ácido hialurônico
A aplicação do ácido hialurônico consiste na correção das rugas e linhas de expressão no rosto.
O procedimento é feito através da reposição de volume de uma região específica da face. O objetivo é redefinir contornos do rosto, mandíbula, nariz, maçãs do rosto e olheiras.
Dra Deise Alves
Graduada em Odontologia pela Unifenas
Especialista em Implantodontia no Instituto Mineiro de Pós Graduação
Especialista em Harmonização Facial – FAIPE
Mestre em Ciências Odontológicas Integradas – UNIC
Docente do curso de Odontologia UNIFENAS – Divinópolis
Professora convidada dos cursos de Pós-Graduação em Estética e Cosmética e Biomedicina Estética da Unifenas
Coordenadora da Especialização em Harmonização Orofacial da Unifenas