Nosso entrevistado desta edição é o medico Dr. Alexandre Adolfo, endocrinologista com vasta experiência e atuação em harmonização facial.
Ele participou do programa ‘Amostra Grátis da Saúde’ pela TV Candidés. Com segurança e tranquilidade ele respondeu aos telespectadores sobre várias dúvidas.
Em que consiste a harmonização facial?
Hoje as pessoas buscam uma transformação da face e o nosso papel como médico é ser claro com o paciente. O que ele deseja, transformação ou harmonização? Qualquer rosto pode ser harmonizado, isto é devolver jovialidade, é que com o passar dos anos, devido ao processo natural de envelhecimento, se perde força muscular.
Como é a primeira avaliação?
Primeiro é necessário entender a demanda do paciente e apresentar a ele o que pode ser feito e se tem indicação. Cada pessoa tem a sua individualidade e muita vezes o desejo não condiz com a estrutura facial. Esta pessoa quer um lábio, que pode não ficar adequado para aquele tipo de rosto. Uma análise facial bem minuciosa pode mostrar qual a necessidade dele.
Qual seria o diferencial do procedimento ser conduzido por um médico?
Antes de realizar o procedimento, é importante o paciente saber se este profissional vai saber resolver as reações adversas que possam surgir. Sabemos que todo procedimento pode ter uma reação. Não significa que foi um erro do profissional, ou que produto é ruim. A pergunta que se faz neste momento é, este profissional que você depositou sua confiança, vai saber resolver a possível intercorrência, seja ela imediata ou tardia? É um ponto a ser levado em consideração. O que não pode é este paciente ficar solto em caso de alguma intercorrência.
Tem idade certa para os procedimentos?
Não tem idade mínima e máxima para a realização dos procedimentos. Eu tenho pacientes que vão dos 16 aos 86 anos. Quando você observa uma paciente com 86 anos buscando o tratamento estético, é porque ela quer estar bonita! É maravilhoso, pois, ela quer se cuidar!