Rimeile começou a trabalhar muito jovem, ao lado dos pais. Aos 17 anos, criou seu primeiro empreendimento: um depósito de pães. Utilizando um pequeno imóvel do pai, comprava pães na padaria e revendia. Logo, a demanda aumentou e ela expandiu para um mercadinho de bairro.
O esforço e dedicação logo deram frutos. Anos depois ela abriu dois mercadinhos no bairro Belvedere com o irmão.
DONA CASEIRA CAFETERIA: REFERÊNCIA EM QUALIDADE E ATENDIMENTO
Há oito anos a Dona Caseira Cafeteria nasceu como a realização de um sonho familiar, tornando-se uma das primeiras cafeterias da cidade.
“No empreendedorismo, sempre quis fazer algo diferente. Como minha mãe já fazia as quitandas, decidimos abrir uma cafeteria. Começamos com eu e meu irmão como sócios, minha mãe na cozinha e dois auxiliares. Graças a Deus foi um sucesso absoluto. Nosso bolo de fubá cremoso foi um verdadeiro sucesso e logo tivemos que ampliar o espaço, mudando para o local atual da Dona Caseira”, relembra.
Com a crescente popularidade e aumento das demandas, a cafeteria ganhou um novo endereço. O irmão de Rimeile seguiu para a construção civil e ela reinaugurou sozinha a Dona Caseira, agora na avenida Antônio Olímpio de Morais, 667, no Centro de Divinópolis.
“A ideia foi criar um formato de cafeteria estilo café colonial. Percebi que, no horário de pico, todos queriam tomar café ao mesmo tempo e com agilidade. Foi quando tivemos a ideia de fazer o sistema no quilo, o que facilitou e agilizou o atendimento, tornando o processo mais prático e acessível para os clientes”, explica.
O novo formato agradou, e o público passou a utilizar o espaço não só para um café, mas também para comemorações, piqueniques com crianças e até almoços. A cafeteria oferece cestas de café da manhã para presentear, além de ser o espaço ideal para realizar cafés empresariais.
O cardápio diversificado atrai a atenção do público, que vem de longe para provar as delícias da Dona Caseira. Entre as quitandas, a que mais se destaca é o famoso bolo de fubá cremoso, a opção mais vendida da casa. Porém, Rimeile destaca: ela só alcançou o sucesso graças ao apoio incondicional da mãe.
“Minha mãe, dona Vilma, sempre foi meu braço direito na cafeteria. Ela esteve comigo desde o início, e isso me dá tranquilidade e paz, sabendo que ela está lá cuidando da qualidade e do serviço. Desta forma eu tenho a oportunidade de realizar outros sonhos e projetos”, diz com gratidão.
EMPRESÁRIA E EMPREENDEDORA
Na constante busca da realização dos sonhos, Rimeile hoje vê a diferença entre ser empresária e empreendedora
“Você abre o CNPJ e fica ali cuidando da empresa. Não quer arrastar o pé e fica o tempo todo. Isso para mim é ser empresária, mas hoje eu me vejo mais como empreendedora, que consegue às vezes sair e enxergar outro segmento, um outro formato de comércio. Foi desta forma que eu abri outro empreendimento aqui na cidade, fora do setor alimentício”, contou.
LAVANDERIA LEVE E LAVE
A empreendedora inaugurou em fevereiro deste ano, a lavanderia Leve e Lave, na avenida 21 de Abril, 994, Centro de Divinópolis. O empreendimento utiliza produtos exclusivos da marca Unilever – Omo e Confort, proporcionando mais limpeza e maciez para as peças.
“Eu já tinha a cantina escolar, que também é no segmento de alimentação, mas aí me veio essa nova oportunidade da lavanderia e estou extremamente feliz. A lavanderia é um sucesso e só utiliza produtos de excelência, proporcionando a melhor experiência para os nossos clientes. Eu estou muito realizada como empreendedora nesta nova área, mas sem deixar na mão, claro, os meus sonhos de expandir a Dona Caseira”, ressaltou.
SONHO DA FRANQUIA
Rimeile colhe os frutos de anos de dedicação, esforço e comprometimento. E seus planos para o futuro são grandiosos: expandir a Dona Caseira para todo o país.
“Muita gente me pergunta quando teremos Dona Caseira em outras cidades. Eu posso dizer que sim, estamos prontos para ser uma franquia. Só precisamos ajustar alguns detalhes e formalizar o plano. O sonho é grande, e estou me preparando para levar a Dona Caseira para Minas, e, quem sabe, para todo o Brasil. Este é um projeto no qual estou investindo muito e quero ver ele se concretizar o mais rápido possível”, revela, empolgada.