
Vamos falar um pouco sobre o uso da ecografia vascular na prática clínica diária do angiologista no nosso país, citando os exames mais solicitados e a indicação específica de cada um deles e como esses exames nos ajudam a fazer diagnósticos precoces, preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e acompanhar cirurgias já realizadas.
Acredito, que nos dias atuais, o duplex scan tornou-se uma ferramenta imprescindível no consultório do angiologista, sendo uma ferramenta de grande importância clínica. Creio que todo angiologista e cirurgião vascular devem disponibilizar a realização de exames de ecografia vascular em seu próprio consultório, devido a sua grande utilização na prática clínica diária. Existem vários exames ecográficos que podemos realizar no nosso consultório, desde a avaliação das síndromes compressivas vasculares a nível do ombro (desfiladeiro torácico) até as compressões vasculares dentro do abdome e pelve, como a compressão da veia renal esquerda e da veia ilíaca comum esquerda.
Podemos realizar vigilância de pontes venosas (bypass), fistulas arteriovenosas para hemodiálise, pós-operatório de termoablação a laser de veia safena, vigilância de angioplastias realizadas em todo território arterial ou venoso, pesquisa de aneurisma de aorta abdominal em pacientes assintomáticos, dentre outras indicações como as punções de veias profundas e arterial ecoguiadas e a cirurgia de varizes a laser, também ecoguiada. As indicações do duplex scan mais frequentes são: duplex scan venoso para pesquisa de trombose venosa profunda, mapeamento de varizes de membros inferiores para cirurgia, vigilância de bypass com veia safena, duplex scan de carótidas e vertebrais na prevenção do acidente vascular cerebral, investigação da doença arterial periférica crônica, triagem de pacientes com aneurisma de aorta abdominal.
Atualmente, devido a praticidade, custo baixo e ser um exame sem risco para o paciente a ecografia vascular tornou-se uma ferramenta importantíssima na prática clínica do angiologista, sendo mister, na minha opinião, que o médico que lida com os vasos do nosso corpo realize o exame em seu próprio consultório, ficando assim o tratamento mais rápido, mais acertado e consequentemente com melhores resultados para os pacientes. Portanto, o duplex scan iniciado a cerca de 30 anos, revolucionou a prática clínica diária do angiologista, melhorando a qualidade do atendimento e o resultado dos tratamento realizados, bem como ajudou a melhorar a vigilância dos procedimentos realizados. Nos dias atuais, tornou-se praticamente impossível exercer a angiologia e a cirurgia vascular sem o uso da ecografia vascular.