Gabriella Machado é arquiteta e urbanista. Formada há nove anos pela Universidade de Itaúna, em seu currículo constam cursos de extensão em Urban e Interior Design pelo INSD (Internacional Network for Settlement Design), realizados em Londres e Amsterdã.
A capa da edição se define como a combinação entre a determinação e comprometimento da mãe, Ana Maria, e a dedicação ao trabalho do pai, Geraldo, e o espírito empreendedor do irmão Olegário.
A história começa assim:
Sua paixão pela área surgiu de forma despretensiosa. Desde cedo colecionava construções de casas no “The Sims” (jogo eletrônico de simulação de vida real) e hoje percebe que sempre esteve mais interessada em construir do que em realizar as interações com os moradores, que é parte do objetivo do jogo.
Entre prestar vestibular para a medicina veterinária e se decidir para o curso de arquitetura Gabi trabalhou como vendedora de loja. A empresária acredita que isso foi fundamental no desenvolvimento de sua capacidade de comunicação, que a faz ler com clareza os desejos de quem a procura.
“Isso foi muito importante porque fui pegando o jeito de lidar com o público. Consigo entender a visão do meu cliente de forma clara e objetiva, tanto para projetos residenciais como para comerciais”.
Mas e a arquitetura?
Filha de empreiteiro, Gabriella sempre foi atenta ao ofício do pai. Mas, não imaginava que um dia poderia despertar interesse na área. Fã de moda – por influência da mãe – e alucinada por viagens, a empreendedora descobriu que poderia unir a área que sempre esteve inserida a esse amor e finalmente se entregou!
Foi seu pai que a introduziu no mercado através de pequenos projetos e essa atitude colheu frutos. Enquanto no início ele a indicava para trabalhos, hoje, na maioria das vezes, o processo é o contrário.
“O mercado mudou muito. Hoje o cliente, por mais simples que seja, procura a ajuda de um profissional porque sabe que vai economizar contratando um arquiteto. Assim ele consegue ter a visão 3D e não perde dinheiro fazendo e refazendo”.
A pandemia foi um ponto de virada tanto no trabalho quanto na vida pessoal da arquiteta. Logo após desligar seus funcionários, em 2020, viu a demanda de trabalho aumentar e em questão de semanas formou sua equipe, que a acompanha até hoje.
O próximo passo é transformar o escritório em GM Arquitetônicos e Associados, ao lado de suas colaboradoras Nathália, Sarah e Carol. Gabi não nega sua paixão por fazer banheiros – ambiente em que libera sua criatividade e ousadia. Ela acredita que, por mais que não seja um ambiente de permanência, o banheiro é um local de impacto e até o jeito que a torneira abre faz diferença. “Você vai ver que todo banheiro meu é diferente. É uma cor diferente, um pisa, uma iluminação de LED para destacar”.
Hoje, além de projetos residenciais, a GM também trabalha com pontos comerciais repletos de personalidade e funcionalidade. No escritório, estar de prontidão para o cliente e entregar os projetos nos prazos é indispensável. “O segredo está na comunicação clara, no interesse por referências e na disposição em atender sempre.”
Sua criatividade? Ela tira inspiração em suas viagens! Para além do trabalho, Gabi divide a vida entre o relacionamento com o marido, Kaio. Arquiteta, empresária e empreendedora. Gabriella Machado vem construindo seu legado em Divinópolis e região e pretende continuar entregando projetos com excelência, sob supervisão de seu olhar atento e sua mente sempre em busca de referências e inspirações.