Search
Close this search box.

Construindo Soluções

Xeque Mate

“Estávamos eu e Alex, que hoje é também meu marido, depois dele ter saído de uma construtora, pensando onde ele poderia trabalhar. Era um dia de semana, à noite, na cozinha da casa dele em Belo Horizonte. Como ele trabalhava há muitos anos em uma construtora na área de orçamento de obras e eu há muitos anos em gerenciamento e planejamento de obras, pensamos em fazer uma junção”. É assim que Paula Jafar relembra o começo da Orcplaner.
Alex focou 100% do tempo nas planilhas de orçamento e Paula, além do trabalho como engenharia de planejamento, nas horas vagas trabalhava no planejamento das obras em que Alex elaborava a planilha orçamentária. “Assim surgiu a Orc (orçamento) planer (planejamento). Ficamos em Belo Horizonte atendendo aos clientes por cerca de seis meses. Como eu sou de Divinópolis, resolvemos vir para a cidade. Aqui nos casamos e demos sequência ao trabalho de orçamentos e planejamentos de obras”, explica Paula.

O MERCADO
Com isso o casal sentiu que o mercado estava sempre oferecendo algo a mais. Sempre voltando e criando boas oportunidades de iniciar o processo de execução de obra.
Depois de cerca de seis anos atendendo e focados na área de orçamento e planejamento, a Orcplaner engrenou de cabeça na execução de obras. “Estamos efetivamente executando obra, mais ou menos há quatro anos. Porém, aqueles clientes que ainda buscam orçar e planejar a obra nos procuram e não deixamos de atendê-los. De certa forma, a raiz da empresa não deixa de ser o orçamento e o planejamento. Após essa mudança de escopo/modalidade da empresa, sentimos a necessidade de aumentarmos a equipe, principalmente no corpo administrativo. A partir de então tivemos a entrada da Débora como sócia”, conta a engenheira de planejamento.

OS SÓCIOS
Alex Jafar: nascido em Belo Horizonte, ingressou na faculdade de Administração e, posteriormente, Engenharia Civil. Casado com Paula, uma das sócias da empresa, é pai da pequena Sofia. Uma pessoa determinada e racional. Gosta de carros, viagens e família. De grande coração, está sempre pronto a ajudar ao próximo e determinado ao crescimento profissional, com muita gratidão à vida.
Débora da Fonseca: graduada em Pedagogia, muito determinada desde o momento em que deixou sua profissão para seguir como empresária em um ramo totalmente diferente. Devido a isso, sua dedicação na empresa duplicou, buscando todos os dias coisas novas. Sempre estudando e trazendo novidades para a gestão da empresa. É a pessoa mais acessível e com uma animação e alegria que nos ajudam a ter satisfação de tê-la no grupo.
Paula Jafar: formada há 18 anos em Engenharia Civil, teve como oportunidade trabalhar por muitos anos em boas empresas de engenharia com excelentes referências em Belo Horizonte e por um longo tempo de sua carreira. Muito estudiosa e dedicada, sempre sendo conduzida pelos seus pais, Wander e Rita. Muito empolgada com a profissão, tem como apreço a ligação que cria com seus clientes. Mamãe da pequena Sofia e esposa de Alex, leva a vida de forma leve, tentando buscar o melhor de tudo com muita gratidão.

DIFERENCIAIS
Visto a grande procura por executores de obra, principalmente na área de casas de alto padrão, a Orcplaner foca nessa área e tem como diferencial buscar um nicho de mercado totalmente inovador, principalmente para Divinópolis.
“Vimos a busca dos clientes em prazos menores e redução de custos. A partir de então, buscamos uma modalidade que atenderia a esses requisitos. Hoje temos como grande diferencial as obras executadas em EPS, que nada mais é que o conhecido “isopor”. São muitos os curiosos e o interesse vem sendo cada dia maior, principalmente nas obras de alto padrão”, detalha Paula.
O painel monolítico EPS é a tecnologia construtiva de paredes estruturais, eliminando a utilização de vigas e pilares. Também tem aço e concreto nestes painéis. Assim há a redução da complexidade. O prazo da obra aumenta a solidez e a qualidade do resultado final.
As vantagens do painel EPS são: resistência e durabilidade, isolamento acústico e térmico, além da resistência térmica e química. O custo da obra reduz em relação a convencional devido à agilidade executiva.
Os painéis são usados desde a construção de casas até prédios. Esse sistema foi criado na Itália para ser um sistema de única estrutura (“mono”) com resistência até para abalos sísmicos. Com rápida instalação, uma placa equivale a, em média, 64 tijolos. A obra fica extremamente limpa e gera menos entulhos do que as obras convencionais.

FUTURO
A Orcplaner tem muitas novidades que podem ocasionar em mudanças na forma de construção em Divinópolis e região. Acesse o Instagram e acompanhe mais sobre a empresa: @orcplaner_engenharia.