Search
Close this search box.

Conecta Pais: uma comunidade abrangente

Xeque Mate

Você já parou para pensar o quanto um movimento social pode mudar não apenas a vida de uma família, mas também toda uma geração? Uma iniciativa com devoção à paternidade foi recentemente lançada com um único objetivo: conectar pais a seus filhos.

A paternidade e, de forma indissociável, a maternidade, podem apresentar inicialmente muitos desafios na vida de quem não está disposto a constituir uma família. Todos nós somos filhos, mas isso não significa que nossos genitores estejam preparados para exercer verdadeiramente um papel tão fundamental na vida de um ser humano. A bem da verdade, na maioria dos lares, estudamos para tudo na vida, menos para sermos pais.

Às vezes pela infelicidade do destino, muitos falecem antes de ter a oportunidade de vivenciar a dimensão da paternidade. Os filhos são obrigados a conviver com a ausência e têm toda sua vida transformada ou até mesmo transtornada. Mas e quando nós falamos de órfãos de pais vivos? Já parou para pensar o quanto a dor da ausência dos pais pode impactar a sociedade?

O LIVRO DOS PAIS

Diego Ribeiro, autor de “O Livro dos Pais”, seja como advogado ou até mesmo como pai de 4 filhos, já vivenciou muitos exemplos de paternidade conflituosa. Com mais de 15 anos de atuação na solução de conflitos empresariais e familiares, presenciou diversas consequências provocadas pela ausência paterna. E percebeu que precisava elevar sua própria consciência para se dedicar ainda mais à família. Através de 365 histórias reais contidas no livro, convida o leitor a ser cada dia mais presente.

O divinopolitano, que atualmente mora em São Paulo, percebeu em meio a uma rotina intensa que precisava adotar uma postura diferente e ser ainda mais presente como esposo e pai. Assim, agiu em obediência ao que Deus lhe tem revelado e cumpriu a missão iniciada pelo lançamento do devocional de paternidade, que também propõe a criação do movimento CONECTA PAIS, um convite a sermos mais presentes.

Diego, firme em seu propósito, tem realizado palestras e apresentações para disseminar o intuito em grupos de pais, escolas, empresas, igrejas de todas as religiões dentre outros ambientes, pois afinal, o tema é de elevada abrangência. O movimento “Conecta Pais” é diariamente alimentado com live do conteúdo correspondente ao dia do devocional.

A inspiraram para escrever o “O Livro dos Pais” veio do desejo de compartilhar histórias de vida real, sem romantizar o assunto. O autor realizou o pré-lançamento em Divinópolis durante a “Feijoada do Lima” e o lançamento em São Paulo. Afirma estar vivenciando um momento de forte espiritualidade e realização.

“Os dois eventos foram incríveis e superaram as minhas expectativas. Para mim, escrever o livro foi literalmente atender ao chamado de Deus! O meu objetivo é despertar a conexão entre pais e filhos para, principalmente, combater uma das principais dores da humanidade: a ausência. Nós sabemos que ela pode criar traumas irreparáveis”, ressalta.

AUSÊNCIA EM CASA

Uma criança pode desenvolver diversas feridas emocionais ao longo dos anos com a falta que a paternidade faz. Mas, para os pais, o cenário não é muito diferente. A falta de atuação e principalmente de presença pode ser cobrada anos depois, criando mágoas que o tempo não é capaz de curar.

Mesmo com boas intenções de trabalhar para dar tudo do bom e do melhor para os filhos, o tempo de qualidade e quantidade perdido com os filhos jamais pode ser recuperado. Por isso Diego criou o livro com o formato de devocional diário e chama atenção para o presente. O que você pode fazer pra ser melhor hoje? Talvez o tempo não te espere para o futuro.

Com 365 contextos reais, um versículo por dia, além da sugestão de uma atividade diária a ser realizada com o filho, para aumentar a conexão entre a família, a obra proporciona aos leitores diversas experiências que geram reflexão, ação e aprendizado constante. Mais de 30 pais compartilharam brevemente suas histórias, alguns de renome nacional e internacional, cada um com contribuindo com seu contexto real. Mas todos com o mesmo objetivo: combater a ausência dentro de casa e se tornar mais presente.

CONSTÂNCIA TRANSFORMA

Para Diego não existe fórmula mágica. A transformação vem de dentro para fora. O primeiro passo é sempre o mais difícil: reconhecer os erros, fraquezas e falhas humanas. Porém, após o pontapé inicial, tudo vai depender da constância. Quanto você se dedica ao trabalho? Você está disposto à paternidade da mesma maneira como está disposto a se tornar um profissional bem-sucedido?

O escritor realiza live diária sobre as histórias narradas, com o objetivo de levar mais esclarecimentos aos membros da comunidade que está sendo construída. Para ele, esse movimento contínuo é também a chave para a transformação própria. “Eu também preciso disso. Continuo diariamente a realizar o meu devocional e repensar minhas atitudes. Nas lives compartilho meus pensamentos, convido outros pais a participarem desse momento e fazerem a diferença na sociedade. O Livro dos pais, de formato simples e essencial, alcançou reconhecimento de expositores da Bienal do Livro em São Paulo, onde terá visibilidade nacional e internacional.

BIENAL DO LIVRO

“O Livro dos Pais” vai estar na 27ª edição da “Bienal Internacional do Livro”, em São Paulo, de 6 a 15 de setembro. O evento, que é considerado o maior palco de encontro do país entre editoras, autores e leitores, é a oportunidade que Diego Ribeiro recebeu como mais uma benção para apresentar sua obra a milhares de outras pessoas.

“Estou muito feliz! Vou participar na sessão de autógrafos do dia 07/09 e compartilhar todas as experiências vividas e adquiridas a partir desse livro com quem estiver presente. Ninguém vai aproveitar melhor essa oportunidade do que eu”, comemora o autor.

Enquanto acompanha o crescimento da obra, que o autor define como presente de Deus, Diego continua divulgando seu trabalho com o propósito de elevar a consciência sobre a dor da ausência. O livro está disponível nas principais plataformas de venda on-line e principais livrarias físicas do país. O devocional é apenas o primeiro passo para o escritor, que já prepara o lançamento da próxima edição para o ano que vem, onde contaremos com a presente de mais de 100 convidados doares de histórias reais, sempre com o mesmo objetivo: aumentar nossa consciência quanto a dor da ausência dos pais e sermos mais presentes.