Ter marca registrada se tornou indispensável para o crescimento e perpetuação de um empreendimento. O selo azul, que identifica contas verificadas nas redes sociais, agora também é adotado pelo Gmail para combater fraudes em e-mails.
O recurso exclusivo para negócios determina que a empresa deve antes adotar ao BIMI – Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens. Ainda entre as principais exigências para ter uma conta verificada, estão: relevância; exclusividade; utilização; autenticidade e identificação.
Quanto à AUTENTICIDADE o registro de marca pode agilizar o processo e ser decisivo para que seja obtido o selo de verificação. E ao que tange a IDENTIFICAÇÃO, para comprovar a titularidade da marca a ser verificada, o Certificado de Registro da Marca, concedido pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – órgão do governo federal responsável pelos registros de marca no Brasil, pode ser anexado.
Ter marca registrada traz muitas vantagens para o empreendimento, além de o titular da marca ter direito de uso exclusivo em seu segmento de atuação e em todo território nacional, auxiliando os consumidores na identificação da marca e associação a produtos ou serviços, o que contribui para fidelização de clientes, aumentando o valor do bem intangível.
O selo de verificação traz credibilidade para um perfil de rede social e e-mail, mas o registro de marca passa uma imagem de credibilidade muito mais ampla para clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Podendo contribuir para a expansão dos negócios por meio de licenciamento de marca ou franquias.
Com o registro da marca em vigor é possível a proteção contra a concorrência desleal, cópias e imitações que podem prejudicar a reputação e o valor da mesma. E atualmente se torna essencial para obtenção do selo de verificação tão desejado por empreendedores.
POR SARAH CANTO
Advogada OAB/MG 184947, proprietária da Canto Coworking e da Canto Marcas e Patentes, especializada em propriedade intelectual, com MBA em Gestão de Pessoas e Coaching, certificada em propriedade intelectual pela Academia da OMPI e em Gestão da Marca e Reputação Corporativa pela FGV, Pós-graduanda em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC RIO.