Dirigido por Nathalia Franklin e Alves, o Centro Médico Veterinário em Divinópolis é referência no atendimento veterinário segmentado: cardiologia, endocrinologia, ortopedia e também oftalmologia.
A equipe multidisciplinar está sempre antenada com as novidades da medicina veterinária, a exemplo da sócia-proprietária que está próximo de concluir a segunda especialização, desta vez em oftalmologia pela UFAPE/SP. Dois anos dedicados ao que Nathalia define como uma paixão pessoal. Os estudos da veterinária estão concentrados em microcirurgias oftalmológicas.
“A nova especialização permite diagnóstico clínico em consultório, exames específicos oftalmológicos como ultrassom ocular, eletrorretinografia (ERG), fotometria e realização de cirurgias corretivas oftalmológicas como: cataratas, glaucoma, palpebrais, entre outras”, comenta Nathalia.
Nathalia já é especializada em cirurgias gerais pela Faculdade de Medicina Veterinária Qualittas, núcleo Belo Horizonte.
Doenças oftalmológicas em cães
Segundo a profissional, algumas raças estão mais propensas a apresentarem doenças oftalmológicas, são aquelas chamadas de braquicefálicas. Estão incluídos cães como Pug, Shih tzu, Buldogue entre outros.
A doença mais comum é a ceratite ocular, nome dado à inflamação das camadas da córnea, também conhecida como úlcera de córnea. O tratamento leva entre três e quatorze dias e alguns casos vão precisar de intervenção cirúrgica.
As cataratas em cães de idade mais avançada ou com doenças endócrinas como a diabetes também têm grande quantidade de ocorrência. A cirurgia por facoemulsificação (FACO) a técnica mais utilizada nos casos dessa patologia.
“Percebemos que a oftalmologia dos pets está muito próxima da humana. Ainda atuo em conjunto com especialistas como o Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira, que é da capital mineira, e esse trabalho em equipe permite diagnósticos e tratamentos mais assertivos” conclui Nathalia.
Mercado em expansão
Nathalia Franklin é professora na Faculdade Anhanguera em Divinópolis para alunos do sétimo e nono período, nas disciplinas de Clínica Médica Hospitalar e Clínica Cirúrgica Hospitalar e percebe que é um mercado em expansão.
“Percebo essa questão da medicina veterinária segmentada cada vez mais forte, por este motivo invisto para que o CMVET seja referência em especialidades. São três veterinários que estão aptos a oferecerem o atendimento mais assertivo e eficiente possível, pois possuem bagagem profissional que lhes permite essa condição”, finaliza.