A Afeto Natural surgiu em 2020, quando eu precisei de produtos infantis para a rotina de higiene dos meus filhos. Eu sou Estefânia, mãe de três crianças, e um deles é muito alérgico, além de estar dentro do Transtorno do Espectro Autista. Nesse ano, vivi durante a Pandemia uma imersão na maternidade. Um momento que nós tivemos que diminuir o ritmo e ficar em casa, o que fez com que eu me voltasse para um ponto específico de cuidado com meus filhos. Eu notei uma sensibilidade maior na pele do meu filho Matteo, levei-o ao alergista e ele foi diagnosticado com dermatite atópica. Eu recebi uma lista de cosméticos para o cuidado com o Matteo, todos de alta qualidade, porém importados. Chamou minha atenção o fato de não encontrar uma marca nacional que oferecesse produtos de alta qualidade para peles sensíveis. Daí me veio a vontade de criar uma linha nacional de cosméticos hipoalergênicos voltada para o público infantil.
Após longa pesquisa e dedicação, eu mapeei os cosméticos convencionais e descobri que eles podem oferecer uma série de riscos, mesmo para peles menos sensíveis ou de adultos, quiçá para as crianças alérgicas. Em geral, a indústria cosmética faz uso de metais pesados, com disruptores endócrinos, o que pode causar problemas hormonais, irritação na pele e no couro cabeludo. Além disso eu também pesquisei porque os produtos importados indicados pelos médicos são tão bons e, partir daí, desenvolvi uma linha de produtos para crianças com tamanha qualidade, que pode ser usada também em peles mais sensíveis.
Empreender não é novidade para mim, eu era gestora da minha própria carreira e atuava antes da Afeto Natural no setor de estética automotiva. Eu tinha minha autonomia, liberdade financeira e meu negócio consolidado, mas eu queria aliar meu trabalho à maternidade, principalmente após o diagnóstico TEA do meu filho Matteo. Eu queria que meu empreendimento servisse a um propósito, a uma razão de existir e que fizesse sentido. Então eu fiz uma transição de carreira.
A Afeto Natural surgiu de uma necessidade minha enquanto mãe e veio para ser compartilhada com outras famílias.
As fórmulas são desenvolvidas após longa pesquisa e testes, feitos com os profissionais especializados que nos auxiliam. Todos os produtos são testados em seres humanos e registrados pela ANVISA. Eles são livres de metais pesados, insumos nocivos, sulfato, parabenos. Isso significa que pode ser aplicados nas peles dos bebês e crianças alérgicas sem medo de contaminação ou desenvolvimento de irritações. E não é restrito ao uso infantil, nossos produtos são pensados em crianças mais alérgicas, porém podem ser usados em todo tipo de pele, inclusive em idoso, oferecendo segurança e qualidade.
Atualmente, nós pensamos em criar uma edição de nossa linha, uma rotulagem específica para crianças autistas ou com alguma deficiência como forma de conscientização e informação. Acredito ser importante relacionar a marca com a sociedade e o planeta, envolvendo ética, humanidade e sustentabilidade. No nosso caso específico, levar informações importantes sobre o autismo e outras deficiências trazendo mais consciência para as pessoas a respeito dessa causa em que existe muito preconceito ou desinformação.