Fundada em junho de 1992, a Associação Feminina de Assistência Social de Divinópolis (Afas) da 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais é formada por mulheres voluntárias, esposas de militares, que atendem às necessidades das famílias dos agentes.
A presidente da Afas Divinópolis, Gisely Leite, conta que são mais de 1,6 mil famílias de PMs da ativa e 10 mil de reformados que são atendidas com as ações promovidas pela entidade. Um público de cerca de 1,2 milhão de pessoas dos 50 municípios e 40 distritos que a 7ª Região atende.
“A Afas está presente em todos os momentos para socorrer às necessidades dos policiais e de suas famílias. É um trabalho revertido para a assistência social e o terceiro setor”, destaca Gisely.
CORRIDA
Em 16 de março a PM promoverá a 21ª “Corrida Rústica” em Divinópolis. O evento é voltado para estruturar o caixa da Afas para a realização de projetos e ações de cunho social. A prova teve inscrição de 600 atletas e já conta com muitos patrocinadores, para um público de cerca de duas mil pessoas, entre staff, organização e plateia, além dos corredores.
AÇÕES
Atualmente, a Afas Divinópolis tem 12 pessoas na diretoria e 18 associadas. A maioria veio do primeiro “Café Solidário”, que aconteceu em novembro de 2024, em que cada família participante levou um lanche para partilhar na confraternização.
Uma das ações promovidas pela Afas no começo de 2025 foi a compra de material escolar pelo valor de custo. Ao todo, 32 famílias de militares adquiriram o kit.
Dentre as ações previstas para este ano está um projeto no Colégio Tiradentes e que será estendido para o bairro Alto São Vicente. Os projetos são de música na escola, defesa pessoal e um para a terceira idade. Tudo realizado por voluntários, como as esposas de militares e membros da banda de música.
Para o segundo semestre está prevista a volta do “Forró do Quartel”, que neste ano acontecerá fora do Batalhão.
Instagram: @afas7rpm
Texto do jornalista Mateus Teixeira