Search
Close this search box.

A relevância da psicoterapia

Xeque Mate

O que te faz ser quem você é? O que fizeram com você? E o que você fez com isso? Aprendeu? Ainda carrega ou jogou fora? Entre traumas e amores, como lidar com tudo ou ressignificar pode ser uma longa estrada. Refletir sobre o que você realmente é capaz ou não de ser e fazer, o que realmente gosta – ou tem a coragem de dizer que não gosta – fará toda a diferença em suas escolhas e consequências.

A sociedade de hoje, basicamente entre redes sociais, mostra um universo de “estrelas”. Para citar uma frase popular: “Não dá mais para se fazer um filme, pois não existem mais bandidos. Todos querem ser mocinhos”. Reflita ainda mais profundamente sobre aquilo que você admira e gostaria de ser, ter ou fazer e aquilo do qual de fato é capaz.

Onde está o limite entre sua real competência e despreparo? Quando souber buscar a sua verdade, viver dela e se admirar apesar ou exatamente por causa dela, será libertador! Sim, às vezes é preciso um bom tempo de divã! Ao se ouvir falar diante de um olhar observador e tecnicamente orientador – observe que o sufixo de ambas termina em “dor” – muitas feridas poderão ser finalmente curadas. Sim, haverá cicatrizes. Inevitável. Mas ali estará apenas o sinal da sua vitória. Da sua superação pessoal.

Respire fundo e siga! Conhecer-se de verdade e por meio da sua verdade te fará realizado e seguro da busca pela sua felicidade. Sendo você!

Daniela da Silva Veríssimo é psicóloga com graduação pela Universidade do Estado de Minas Gerais/Instituto Superior de Ensino e Pesquisa (Uemg/Inesp) e possui especializações em Saúde Pública e Dependência Química. Pós-graduanda em Neuropsicologia. Vê a psicologia como um poderoso catalisador para o bem-estar e a transformação pessoal, dedicando sua prática a ajudar seus pacientes a desenvolverem amor próprio e inteligência emocional para uma vida mais equilibrada. Além do atendimento clínico, participa ativamente de projetos sociais, coordena um clube do livro e oferece cursos sobre autoconhecimento e gerenciamento emocional, promovendo evolução e transformação para aqueles que se dispõem à psicoterapia.