Nos últimos anos, testemunhamos o poder transformador de movimentos comunitários em diversas esferas da vida. De iniciativas ambientais a campanhas de saúde mental, a união de pessoas em prol de uma causa tem mostrado um impacto significativo em suas comunidades e até mesmo no mundo. Exemplos notáveis incluem o movimento global “Fridays for Future”, que mobilizou milhões em prol do meio ambiente, sendo que, no Brasil, dentre os principais, citamos o Movimento Feminista, Negro, Estudantil, Operário, Ambientalista e LGBTQIA.
Independente do mérito de cada movimento, que ressalto não é nosso foco abordar, cabe destacar a força existente na criação e união de uma comunidade. Por assim acreditar, estamos lançando o movimento sobre paternidade, intitulado de “CONECTA PAIS”, duas palavras de simples pronúncia e significado único no mundo, capaz de adentrar nações sem qualquer discussão quanto a interpretação de sua comunicação. O CONECTA PAIS é o convite para transformarmos a paternidade em uma experiência mais consciente, amorosa e responsável. CONECTA PAIS não é apenas um grupo, mas uma comunidade com potencial de abrangência global, dedicada a resgatar o papel dos homens como maridos e pais, abordando as disfunções que frequentemente minam nossas famílias e, de consequência, nossa sociedade.
A Paternidade em Foco
A paternidade é uma responsabilidade que transcende barreiras de classe social, crença religiosa, raça, identidade política ou etnia. As dores e desafios enfrentados dentro dos lares são universais. A falta de preparação e conhecimento para sermos pais tem levado a uma série de problemas, desde o despreparo emocional dos genitores até a incapacidade de se conectar verdadeiramente com os filhos e cônjuges. É essencial que nós, homens, assumamos nossas funções de maridos e pais com o compromisso e a dedicação que essas responsabilidades exigem.
Eu mesmo passei por essa transformação de consciência, seja através de minha vivência como marido e pai ou mesmo pelo exercício da advocacia, que me possibilitou atuar nas mais diversas situações de conflito com origem nas falhas oriundas da paternidade e dedico os benefícios do meu discernimento principalmente à minha esposa Júlia Ribeiro, com quem estou há mais de 20 anos e aos nossos quatro filhos. Toda mulher deseja ser amada, protegida e cuidada por um homem que verdadeiramente ocupe sua função dentro de casa, e pare de se enxergar apenas como provedor. E ressalto que o movimento é, também, para todas as mulheres, pois é impossível falar de paternidade sem a presença de vocês. Nós, homens, possuímos as sementes e vocês, o terreno fértil que as definem como multiplicadoras, sendo de fundamental importância a existência do alinhamento entre o casal e a junção de forças para aumento da consciência da paternidade.
Empresários de todos os setores também estão aderindo ao movimento, pois sentem no faturamento os resultados positivos ou negativos de colaboradores que convivem ou não em equilíbrio e harmonia com suas esposas e filhos.
Inspirando-se em Movimentos Globais
Movimentos como “Fridays for Future” e demais citados acima, ganharam força e notoriedade ao unir indivíduos em torno de uma causa comum, criando uma rede de apoio e ação coletiva. O CONECTA PAIS se propõe a seguir essa trajetória, criando a maior comunidade sobre paternidade do mundo. Acreditamos que, ao unir homens em torno do objetivo de se tornarem melhores pais e maridos, também atrairemos a atenção das mulheres e, juntos, provocaremos mudanças profundas e duradouras na sociedade global.
Lançamento do Livro “CONECTA PAIS”
Para inaugurar o início da nossa comunidade, estamos lançando primeiramente no Brasil, o livro “CONECTA PAIS”. Esta obra contém 365 porções diárias de exemplos extraídos de histórias reais, baseadas em testemunhos de homens conhecidos publicamente pelo que fizeram ou construíram, ou em razão do impacto que suas histórias podem provocar na vida de outras pessoas. São dezenas de convidados que doaram histórias reais, dentre eles Carlos Wizard (grupo Wizard), Caito Maia (Chilli Beans), Franklin (goleiro bicampeão mundial pela seleção brasileira de futsal), Felipe Arantes (sertanejo do UFC), Alex Monteiro (fundador da agência Non Stop e empresário do Whindersson Nunes), Jader Rossetto (publicitário com 28 leões de Cannes), John (presidente da Azul Linhas Aéreas), Ricardo Nunes (fundador da Ricardo Eletro) dentre outros.
O lançamento oficial do livro acontecerá em São Paulo com antecedência ao Dia dos Pais, com um pré-lançamento em Divinópolis, no dia 27/07, terra natal do autor Diego Ribeiro, como demonstração de gratidão aos 38 anos de relacionamentos nela constituídos. A obra também inclui depoimentos de homens comuns e destacados na terra do Divino, notáveis por suas histórias inspiradoras. O objetivo do livro é motivar os leitores a se tornarem pais no mínimo 365 vezes melhores ao final do ano, com leituras diárias claras e objetivas, possíveis de serem concluídas em menos de 10 minutos. O livro defende e respeita princípios bíblicos, independente da crença religiosa, por serem universais. Nós homens somos a direção de nossa esposa, dos nossos lares e dos nossos negócios, trabalhos ou empregos. Por isso, somos o exemplo, a referência e acreditamos no poder deste movimento.
Preparação para a Paternidade
Preparar-se para ser um pai não é diferente de se preparar para outras responsabilidades na vida. Investimos tempo e esforço em nossa educação, carreiras e até em hobbies, mas na maioria das vezes não nos preparamos para a paternidade, nossa maior missão concedida por Deus. O movimento CONECTA PAIS busca preencher essa lacuna, oferecendo conteúdos úteis e inspiradores para ajudar os homens a se tornarem pais mais conscientes, maduros e responsáveis.
Convite à Ação
Convido você, leitor e leitora, a fazer parte deste movimento. Junte-se a nós no CONECTA PAIS e ajude a construir uma rede de pais dedicados a criar um ambiente familiar saudável, amoroso e funcional. Decida pelas suas prioridades e contribua com sua própria experiência. Juntos, podemos aprender, crescer e, mais importante, transformar a paternidade em um legado de amor e responsabilidade.
Conclusão
Assim como os demais movimentos mencionados, CONECTA PAIS tem o potencial de transformar vidas e comunidades ao redor do mundo. A paternidade consciente é um pilar fundamental para a construção de famílias fortes e saudáveis, e com sua participação, podemos alcançar este objetivo. Além disso, para potencializar o hábito diário de reflexão e aprendizado, realizaremos lives diárias (@soudiegoribeiro e @conectapaisoficial) para debater o conteúdo do dia, enriquecido por um versículo bíblico correspondente e uma sugestão de atividade prática para aumentar a conexão entre pais e filhos.
Mais do que um livro, convido os leitores a refletir no movimento de paternidade que está sendo criado e será o maior movimento de paternidade do mundo. Todo lucro obtido com a venda dos livros será revertido para o projeto “Caçadores de bons exemplos”. Venha fazer parte e nos ajudar a resgatar os princípios e valores de nossas famílias.
Diego Ribeiro