Prêmio qualidade total

Xeque Mate

O Cartório de Registro Civil com atribuição notarial, localizado no distrito de Marilândia, município de Itapecerica, foi instituído por lei há mais de um século, no ano de 1875, garantindo segurança jurídica e autenticidade de diversos atos e documentos. Devido a sua longeva história de prestação de serviço público consta em seu acervo diversos atos que relatam toda uma história de mudanças e evoluções, nessa eira basta observar que há em seus registros, aliás, uma escritura de compra e venda de escravos.
Hoje, a titular, Kelly Fagundes de Faria, desde o início de sua gestão focou em proporcionar um atendimento de excelência, aliado à implementação de diversos processos eficientes, adotando tecnologias que modernizaram seus serviços, desde a digitalização de quase todo o acervo, o que acelera o processo na busca de documentos, a eficiência e agilidade na prestação e confecção de novos atos o que, resultou em um aumento significativo na satisfação dos clientes.
Com efetivo, uma das chaves para o sucesso do Cartório de Marilândia foi a adoção de práticas de gestão que priorizam a qualidade, eficiência, segurança jurídica e transparência. Entre as principais iniciativas destacam-se:
Capacitação contínua: investir na formação e atualização dos colaboradores foi fundamental. O Cartório realiza treinamentos regulares, priorizando não apenas as habilidades técnicas, mas também o atendimento ao cliente. Aliás, consta em seu time, profissionais da área da saúde, tais como, reuniões semanais com psicólogo, assim como fisioterapeuta e um gestor de relações humanas e por fim, empresa de TI. Tudo isso voltado para uma melhor prestação no serviço público.
Feedback e melhoria contínua: o Cartório Marilândia adota uma cultura de feedback, onde os clientes são incentivados a avaliar os serviços prestados. Essa prática não apenas ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também fortalece o relacionamento com os clientes.

Reconhecimento e premiações: graças a essas práticas de gestão e zelo com seus clientes, o Cartório Marilândia foi reconhecido em várias premiações do setor, incluindo: Cartório Top 2023 & 2024, PQTA Prêmio Qualidade Total da ANOREG Brasil, categoria DIAMANTE, recebido em Brasília/DF, ambos que visam o sistema de gestão da serventia, além dos mais recentes Selos: RARES Sócio Ambiental, que reforça sobremaneira o compromisso da referida Serventia com meio ambiente e com a responsabilidade social, e RARES CO2 Free, que reafirma a sua participação para contribuição da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Tais reconhecimentos elevam o Cartório Marilândia a um grupo de seleto de cartórios mais premiados em Minas Gerais e, também, no Brasil.

DESAFIOS E FUTURO
Apesar do sucesso, o Cartório Marilândia enfrenta desafios constantes, como a necessidade de adaptação às mudanças legais e as expectativas crescentes dos clientes.
A oficiala, Kelly, acredita que o futuro da gestão empresarial em cartórios dependerá da capacidade de inovação e da permanência do foco na qualidade do atendimento. Indicadores que são seguidos à risca pela titular, que não poupa esforços e nem recursos quando o assunto é a experiência, a segurança, a eficiência e a satisfação do cliente.

CONCLUSÃO
O caso de sucesso do Cartório Marilândia ilustra que a gestão empresarial eficaz pode transformar a percepção e a atuação de um cartório no mercado. Com foco na capacitação, inovação e atendimento ao cliente, é possível não apenas se destacar, mas também contribuir para a evolução do setor notarial como um todo.
O reconhecimento em várias premiações é um reflexo do compromisso com a excelência e um indicativo de que o caminho seguido é promissor.