A arquiteta divinopolitana, Luciana Sbampato, completa 25 anos de carreira e aproveita para relembrar a trajetória de sucesso. Aluna da terceira turma de Arquitetura da PUC-MG, ela se lembra que era o curso modelo e bastante disputado no vestibular. Desde o início da faculdade, Luciana aproveitou todas as oportunidades, e logo no primeiro ano do curso conseguiu dar mentoria de uma disciplina. E desde então, não parou a busca por novas oportunidades de estágios, cursos, palestras. Fez MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV e Pós-graduação em Sustentabilidade na UFMG.
Segunda filha do Sr. Antônio Lúcio Sbampato (comerciante) e Maria Lúcia Henriques Sbampato (professora), conta que desde criança foi muito curiosa e criativa. Adorava montar quebra-cabeças, além de cidades inteiras com bloquinhos de madeira.
Já nos primeiros anos de carreira fez vários projetos. Em 2003, apesar de pouca experiência, iniciou a coordenação do Shopping Goiás e projetou diversas de suas lojas. A partir daí, com uma maior bagagem, coordenou e projetou o Shopping Terra (Pátio) durante quatro anos. Paralelo a isso, Luciana tinha um escritório com projetos conhecidos por toda a cidade
Um mês depois da inauguração do shopping, Luciana recebeu a proposta de trabalhar como coordenadora da Igreja Universal em Belo Horizonte. E Lá foi ela para mais um grande aprendizado, no qual ficou por mais quatro anos.
Após a Universal, trabalhou em uma empresa conceituada de gerenciamento de projetos e também teve uma passagem marcante pela Infraero, até que percebeu que era o momento de voltar pra casa, o que aconteceu em 2013, onde firmou a Sbampato Arquitetura. Vieram então grandes projetos na cidade natal.
“Sou perfeccionista, prezo pela qualidade. Gosto de me nutrir de informações para garantir o menor risco possível e estar pronta para os questionamentos que possam surgir. Desde cedo, aprendi a ler meu cliente, perceber como atendê-lo nos seus anseios mais verdadeiros”, relata.
É com o arquivo impecável de projetos que Luciana recebeu a reportagem da Revista Xeque Mate. Nas pastas separadas por ano é possível se ter uma noção da quantidade de projetos nas quais ela atuou. E dos mais variados tipos: igrejas, escolas, shoppings, apartamentos, casas, concessionárias, lojas, restaurantes, postos, galpões, academias, clínicas, hospitais, cinemas… uma lista que só não é maior que a bagagem de experiências variadas que ela acumula ao longo dos 25 anos de carreira. Entre eles, encontramos alguns com grande importância na cidade como a Loja Maçônica Estrela do Oeste de Minas, Mercado Central, padarias Ester Amaral, Câmara Municipal.
“Não saberia enumerar quantos projetos já executei, mas, cada um é único e tem sua importância! Sempre trabalhei com garra, com um propósito muito pessoal de deixar minha marca na arquitetura local sem que para isso tenha que subjugar os desejos de quem me contrata. A vida não foi sempre fácil, enfrentei percalços claro, inclusive questões pessoais de saúde, mas quando faço um balanço percebo que tudo que vi, vivi e aprendi me tornaram a profissional que tenho orgulho de ser. Hoje mais seletiva, polida, mas sempre humana, direta e autêntica”, finaliza, prometendo grandes novidades para o próximo ano.