Search
Close this search box.

Empresas fora do eixo Rio-São Paulo impulsionam crescimento econômico

Xeque Mate

Sankhya mira novos negócios e expande atuação para o Centro Oeste Mineiro

A Sankhya, empresa mineira e uma das mais relevantes provedoras de gestão corporativa (ERP), registrou um crescimento histórico em seu faturamento no primeiro trimestre de 2023, com um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. A companhia também apresentou um crescimento de 44% em sua receita recorrente, que já representa 83% de todo o faturamento da empresa.
Os números indicam o sucesso das companhias fora do eixo Rio-SP, em meio ao aumento de pedidos de falência no Brasil, que subiu 34% em janeiro de 2023, de acordo com o Serasa Experian. Um levantamento do McKinsey & Company, também do mesmo ano, concluiu que cerca de um terço das empresas em todo o mundo ainda enfrentam dificuldades financeiras devido à pandemia. Os resultados positivos deste ano estão alicerçados, entre outras ações, no processo de expansão das unidades de negócio da Sankhya, que foi alavancado em 2019, com a inauguração de várias unidades, entre elas a Unidade Sul de Minas, sediada em Pouso Alegre. Neste período, a nova unidade alcançou números expressivos na captação de novos clientes e geração de empregos. Seu desempenho na região, assim como as outras unidades em operação no Estado, motivou a expansão para o Centro Oeste Mineiro, inaugurando em 2023 a unidade Divinópolis, completando 11 unidades em Minas Gerais e 55 no Brasil.
A estratégia da unidade Divinópolis segue a receita de sucesso do Sul Mineiro, que conta com a aproximação dos seus executivos às empresas e à comunidade do Centro Oeste Mineiro “Estamos com uma sede na cidade, queremos ficar mais presentes aqui e, por todo potencial e maturidade que notoriamente é uma característica da região, temos a expectativa de expandir de forma exponencial”, explica Daniel Marques, Gestor da unidade Sankhya, em Divinópolis, com mais de 20 anos de experiência no segmento. A companhia foi a primeira a anunciar uma plataforma baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário. Em 2020, recebeu um aporte do fundo soberano de Singapura, o GIC, que injetou R$425 milhões – marcado com um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do Brasil. Com o projeto de expansão, a Sankhya ainda espera faturar R$1 bilhão até 2025 e fortalecer a economia da região e do País.