Divinópolis ganha um laticínio de ponta, especializado em leite tipo A e seus derivados. A Puro Latte, em fase final de montagem, prepara o lançamento da marca em Minas Gerais a partir do segundo semestre deste ano.
O empreendimento é liderado por Neusa Gontijo, diretora administrativa e Anna Laura Loureiro, diretora comercial. Elas perceberam a pouca oferta deste tipo de produto em padarias e supermercados, e resolveram investir em consumidores que valorizam qualidade de vida.
As vacas holandesas, foram adquiridas de um produtor especializado de Araras-SP, destaque há 25 anos no meio agropecuário, em apuração genética dos animais. Elas têm rigoroso acompanhamento nutricional e ficam num galpão climatizado, limpo e controlado; tomam 5 banhos por dia e são ordenhadas mecanicamente, evitando qualquer stress para o rebanho.
O leite segue por tubulações de inox e após as análises de qualidade em laboratório de alta tecnologia, é pasteurizado, padronizado, homogeneizado e envasado na própria fazenda, mantendo o seu frescor, sem conservantes. No processo de homogeneização, as moléculas de gordura são “quebradas” em partículas menores, sem formação de nata. Isso favorece uma bebida de fácil digestão, inclusive para pessoas com intolerâncias leves e médias à lactose.
Neusa lembra que o leite Tipo A é o melhor para a nossa saúde.
“Puro Latte é um leite mais nutritivo e seguro, pois em todo o seu processo produtivo não há contato humano. É isento de microrganismos nocivos, mas preserva as bactérias boas como os lactobacilos, que previnem infecções e doenças.”
Diferente dos leites longa vida, que além de conterem conservantes químicos, passam pela ultra pasteurização (UHT), que elimina os microrganismos ruins e os bons. Segundo Anna Laura, até 2024 a Puro Latte produzirá iogurtes e bebidas lácteas, doce de leite, manteiga, leite em garrafa e saco plástico.