Search
Close this search box.

Homenagem as mulheres minha contribuição como angiologista

Xeque Mate

Como é fácil falar das mulheres e ao mesmo tempo como é difícil. Para iniciar falemos da Mãe de todas elas, Nossa Senhora… Maria, a mãe na terra do filho do Criador. Maria se doou, sem perguntar, sem indagar nada à vontade do Pai. Depois chegamos em nossas mães, pessoas abnegadas, desprendidas, dispostas, amigas, trabalhadeiras, amorosas e mais outros adjetivos, os quais não preciso listar aqui.
Agora vamos falar de nossas esposas, amigas, amantes, cuidadoras, dedicadas, seres diferenciados. Ai chegamos às filhas, aqueles que as têm, lindas com sua juventude, amorosas e companheiras. Vamos divagar um pouco sobre o universo feminino e avaliar sob o angulo delas. Uma mulher tem jornada dupla ou tripla, tem que cuidar dos filhos, da casa, do trabalho, do marido e do seu corpo, pois é muito cobrada por nossa sociedade do século vinte e um. Atualmente o número de cirurgias plásticas aumentaram drasticamente, o número de procedimentos estéticos como harmonização facial, botox e o cuidado com as pernas também. Puxando a sardinha para o meu lado, as pernas são as últimas a envelhecer, e precisaremos delas até nossos últimos dias. No entanto, devemos cuidar delas com muito carinho, apreço, buscando sempre profissionais de excelência e realizando procedimentos preventivos e terapêuticos.
Aí entra o papel do angiologista na vida das mulheres, ajudando-as a se cuidarem no quesito “pernas”. Atualmente, contamos com várias técnicas e aparelhos para o tratamento da doença venosa de membros inferiores, a qual acomete de 70 a 80% das mulheres, ou seja, uma prevalência imensa nas mulheres.
As varizes e os “vasinhos” causam muitos problemas estéticos, psicológicos e patológicos nas mulheres. E mister atuar com sabedoria, ética, bom senso, capacitação e instrumental acertado para oferecer-lhes uma conduta adequada em cada fase de suas vidas. Um angiologista moderno conta para isso com uma “flebosuite”, a qual seria uma gama de instrumentos e máquinas voltadas para tratamento da doença de venosa de membros inferiores, desde os vasinhos mais fininhos até as varizes calibrosas e as úlceras venosas, essas últimas o estágio final da insuficiência venosa crônica. Sem esquecer de mencionar a profilaxia de trombose venosa profunda, quando tratamos as varizes de maneira adequada.
Outro tópico importante para as mulheres, seria as orientações à gestante, quanto a prevenção de trombose, edema e varizes que aumentam durante o período gestacional. Aqui, vale lembrar a vocês mulheres, que as varizes que arrebentam na gestação, têm uma tendência a diminuir muito após o puerpério. Eu quis deixar aqui algumas dicas para vocês, mulheres, que nesse mês de março são homenageadas e agradecer a todas vocês que
confiam no meu trabalho e na minha dedicação.

Meu MUITO OBRIGADO E VIVA AS MULHERES! JOHN DURÇO