Todo animal de estimação, cão ou gato, traz sempre alegria para seus tutores. Principalmente quando estão saudáveis e podem aproveitar seus dias juntos. Para que o pet tenha muita saúde em todas as fases de sua vida, é necessário, especialmente, que suas vacinas estejam em dia. A vacinação é o método mais eficiente para o controle e prevenção de diversas doenças infecciosas, causas por vírus, bactérias e outros micro-organismos.
Cães e gatos, independente se tenham acesso à rua ou não, devem ser vacinados nos primeiros meses de vida com um protocolo individualizado. Entretanto, não são apenas os filhotes que necessitam desse cuidado. O animal adulto deve receber todo ano uma dose reforço dessas vacinas, pois com o passar do tempo a proteção vai reduzindo, sendo necessária uma nova aplicação para se ter uma imunidade eficaz por toda a vida.
Algumas vacinas possuem um papel de extrema importância não só na saúde pet, mas também na saúde humana, como é o caso da vacina contra raiva, por se tratar de uma grave doença capaz de contaminar também nós, seres humanos. Contudo, para que toda vacinação seja eficaz é necessário que seja efetuada de forma ética. Ou seja, realizada por um médico veterinário, que é o único profissional autorizado e capacitado para tal procedimento. Somente o veterinário pode avaliar as necessidades de cada pet e definir qual seria o programa de vacinação ideal para cada caso. Além disso, é de extrema importância que as vacinas sejam armazenadas de forma correta e na temperatura ideal, pois, qualquer mudança nesses quesitos interfere diretamente na efetividade. A vacinação correta é capaz de proporcionar ao animal uma vida mais longa e saudável. É um ato de amor e carinho com o pet, sua família e toda a sociedade; prevenindo a disseminação de doenças e promovendo mais saúde!