Search
Close this search box.

A porta e sua história

Xeque Mate

A porta e sua históriaDiferenciando o público do privado e demarcando a privacidade do indivíduo, a porta de entrada de uma residência vai além de funcionalidade e proteção. Elas carregam uma enorme bagagem arquitetônica, sociocultural, econômica e sensorial, permitindo que transpareça o modo de vida de seus moradores.

As portas impedem as passagens, fazem com que o homem fique em seu estado natural e abandone seu estado público quando a adentra. É mais do que um vão. É um portal, permitindo não só a entrada de pessoas, mas de energias – tanto positivas quanto negativas, como se acredita em algumas culturas.

Na arquitetura as portas, assim como o estilo das construções, vão além da função estética. Elas são marcadas por suas épocas, culturas, pelo poder econômico e por períodos históricos, fazendo com que em cada momento da história a porta retrate o modelo de vida de uma sociedade e suas diferenças.

Umas em madeira, outras em ferro, algumas com mais detalhes do que outras. Suas características variam de acordo com cada segmento. Podem também receber diversas posições nas plantas, geralmente localizadas à frente da residência. Mas, em certas épocas, posicionadas na lateral.

O nosso objetivo nessa matéria é mostrar que até mesmo as portas passam por um processo de evolução na linha do tempo e a Design Portas vem nessa evolução, sempre procurando de forma inovadora mostrar ao consumidor que sua porta de entrada pode contar muito da personalidade de quem ali mora. Uns com uma pegada mais modernista. Outros, com um estilo mais conservador e clássico.

E tudo se resume no gosto.