[vc_row][vc_column][vc_column_text el_class=””]A osteonecrose ou necrose pode acometer inúmeros ossos do corpo, mas é mais comum no quadril, devido a uma combinação de suprimento sanguíneo precário e alta carga mecânica, que ocorre na posição em pé.
A osteonecrose ou necrose avascular da cabeça femoral é uma doença que compromete principalmente adultos jovens, predominando na faixa etária dos 30 aos 40 anos. A obstrução vascular ocorre no suprimento arterial terminal na cabeça femoral e o processo reparativo é lento, através de um tecido fibroso pobremente vascularizado e que não suporta a carga adequadamente. Nessa região acontece uma fratura. Muitas vezes com perda da esfericidade habitual, determinando erosões condrais e artrose secundária.
O sintoma mais comum é a dor na região afetada do quadril, da coxa, virilha e nádega. Embora alguns pacientes possam permanecer assintomáticos até aos estágios finais. Existem diversas causas da doença, sendo divididas em: traumáticas e não traumáticas. Cerca de 20% dos casos possuem a etiologia desconhecida.
Além do trauma, podemos citar entre as causas não traumáticas: diabetes, etilismo, tabagismo, gota, doença de Chron, hiperlipidemias, corticoterapia, uso de anticoncepcionais orais, gravidez, insuficiência renal crônica e hemoglobinopatias, dentre outras.
Antigamente o diagnóstico era através da radiografia, que funcionava de forma adequada na detecção dos casos avançados. Atualmente, com o advento da ressonância magnética e a popularização do seu uso, esse método tornou-se mais eficaz, possibilitando diagnósticos precoces devido ao alto contraste entre os tecidos e a possibilidade de diferenciação entre medula normal e o tecido necrótico. Além, claro, da excelência na precisão dos resultados.[/vc_column_text][gsf_space desktop=”90″ tablet=”70″ tablet_portrait=”60″ mobile_landscape=”50″ mobile=”40″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”2907″ alignment=”center” style=”vc_box_shadow_circle” el_class=””][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_custom_heading text=”Thiago Nogueira Martins” font_container=”tag:h3|text_align:left|color:%23dd3333″ google_fonts=”font_family:ABeeZee%3Aregular%2Citalic|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal” el_class=””][vc_column_text el_class=””]Médico radiologista na Clínica Futura Diagnósticos por Imagem[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]